Páginas

18 de set. de 2010

交差点 - Kousaten (Encruzilhada)

Hoje, o single de crossroad de um dos meus artistas favoritos, a cantora nipônica Ayumi Hamasaki, finalmente foi disponibilizado na Internet. Como parte de um projeto de três singles (CD com poucas faixas originais), este é o quadragésimo nono de sua carreira. O single também representa um momento importante, já que, caso ele chegue ao primeiro lugar da parada de sucesso japonesa, a Oricon, Ayu conseguirá atingir um recorde, o de 24 singles em primeiro lugar consecutivamente, igualando-se à cantora Matsuda Seiko. Pode-se dizer que é um divisor de águas de sua carreira.

Entretanto, o foco desse post não é exatamente falar sobre a carreira dela ou sobre suas músicas, mas sim sobre crossroad em específico. A letra da música realmente encaixa com o momento que eu estou passando. Abaixo, a tradução:

"crossroad" (Encruzilhada)
by Dark @ AyuBrasil.com
Thanks: maikaru @ AHS

Às vezes me pergunto
O quão diferente é a paisagem que vejo daqui
Em relação à paisagem que desenhei em meus sonhos.

Naquela época, quando eu estava no início da estrada,
Eu disse: "Talvez seja melhor escolher esse caminho."
Naquela época, quando eu estava no início da estrada,
Eu me perguntei sobre o que poderia estar do outro lado.

Mas eu ainda estou caminhando em frente,
E eu ainda não perdi essa luta.

Eu me pergunto se aquelas pessoas,
Que fingiram ser fortes para não se machucar,
Conseguiram rir.

Algo que está sempre mudando,
Algo que foi mudado,
E algo que não pode ser mudado,
Será que consigo rir?

Só me restam lembranças nostálgicas.
Inesperadamente eu fui longe demais,
Nessa estrada que se desenrola por toda parte.
E ao fazer isso, me senti acolhida, mas foi doloroso.

"O que eu perdi
Enquanto me tornava uma adulta?"
"O que é essa coisa que não pára de se multiplicar,
Enquanto estou me tornando uma adulta?"
Até mesmo enquanto penso nisso,
Estou olhando para o passado.

Eu sinto que cruzei o caminho de uma pessoa
Que me lembra o rosto de alguém de uma determinada época, mas
Impossibilitada de chamar por essa pessoa,
Eu apenas a observei enquanto ela se distanciava.

Mas eu ainda estou caminhando em frente,
E eu ainda não perdi essa luta.

Eu me pergunto se aquelas pessoas,
Que fingiram ser fortes para não se machucar,
Conseguiram rir.

Algo que está sempre mudando,
Algo que foi mudado,
E algo que não pode ser mudado,
Será que consigo rir?

Sempre estamos traçando caminhos, oportunidades, expectativas e objetivos na nossa vida. Muitas vezes você escolhe determinados caminhos, tendo sempre que abdicar outros. E se esse caminho não for o melhor para você? E se essa jornada que você está embarcando não valer a pena, for uma perda de tempo. Por um tempo, eu pensei exatamente assim, "o que eu estou fazendo nesse lugar?".

Em outros momentos, determinadas coisas acontecem sem você se dar conta, e aí mais uma encruzilhada se forma: o que eu devo fazer, que decisão tomar. Outro caminho é  formado, e mais uma vez as dúvidas de mais uma escolha são ponderadas. "Será que eu não fiz uma idiotice?".

Mas agora, eu acho que qualquer que seja o caminho que escolhamos, sejam aqueles percorridos por iniciativa própria ou aqueles que simplesmente a vida nos impõe, o que basta é que esta seja uma decisão sua. Como li uma vez num mangá, "mesmo que essa sua decisão seja contestada pelos outros, condenada, e, por isso, você tenha que carregar o peso incalculável das consequências, se ela é tomada única e exclusivamente por você, tudo bem, afinal, só você é você, ninguém pode decidir algo no seu lugar". Portanto, não existem caminhos certos ou errados, apenas possibilidades. Basta termos discernimento e analisar o que fazemos.

Porém, existem momentos em que analisar não é preciso, apenas fazer o que deve ser feito, sem muito o que pensar. Mas saber quando é o momento oportuno é complicado, não é mesmo? Será que eu conseguirei rir no final da jornada? Isso a gente aprende em meio a nossas encruzilhadas diárias. Eu estou tentando cruzá-las com sinceridade, e você?


André L.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você parece que tá começando a concordar comigo. Não há certo ou errado, não há mal, nem bem. Há o que preciso ser feito e o que podemos fazer. As criticas virão porque as pessoas acham ruim ser e deixar os outros serem diferentes. Mas é sempre bom apender que ser diferente é acima de tudo... SER SOLITÁRIO.

Hévilla

Brogim ~Tsu~ disse...

TO PASSADO.....

Tá falando de você mesmo, ou de mim? o.O MEDO MEDO MEDO!

SAHSAUHSAUHSA..